Depois de cadastrar ao menos um Tipo de Contrato, você já pode lançar seus contratos, vinculados ao seu financeiro.
O C&G ERP permite que você visualizar todos os contratos já feitos na sua empresa acessando:
Menu Contratos > Submenu Contratos
Para criar um novo contrato você pode selecionar esta opção ao canto da tela, ou então acessando:
Menu Contratos – Submenu Novo Contrato
Para cadastrar o novo contrato, preencha os seguintes dados:
Seção Dados do Credor
Empresa: selecione a empresa a qual o contrato esta relacionado.
Cliente/Fornecedor: selecione o cliente/fornecedor com quem você fará o contrato.
Tipo: selecione o tipo de contrato.
Plano de conta: selecione o plano de conta previamente cadastrada em: Planos de Contas.
Forma de Pagamento: Escolher um forma de pagamento para o contrato.
Código: informe um código para o contrato.
Centro de Custos: selecione o centro de custo cadastrado em: Centro de Custos.
Banco: selecione o banco que estará vinculado aos pagamentos.
Situação: selecione a situação atual em que se encontra o seu contrato.
Seção Datas
Dia Pagamento/Vencimento: informe o dia para pagamento.
Duração do Contrato(meses, dias ou semanas): selecione a duração do contrato de acordo com o seu tempo.
Último reajuste: determine o último reajuste a ser realizado.
Próximo reajuste: determine o próximo reajuste a ser realizado.
Data de Início: determine o início do contrato.
Data de Término: aqui você informa quando o seu contrato se encerra.
Dias Carência: informe os dias de carência que terá o contrato após o vencimento para pagamento.
Valor Período/Duração (R$): informe o valor. Neste campo você informará o valor que será multiplicado ao período de duração para chegar ao valor total do contrato.
Valor Total(R$): informe o valor. Neste campo você informará o valor que será multiplicado ao período de duração para chegar ao valor total do contrato. Este campo será a multiplicação do campo Duração do Contrato x Valor Período/Duração (R$). Obs: Esse cálculo será feito automaticamente pelo sistema apenas quando o contrato for em meses. Caso a duração seja em semanas ou dias, o cálculo não será feito automaticamente e o campo de valor total deverá ser preenchido manualmente.
Número de Parcelas: neste campo você informará a quantidade de parcelas que será gerada pelo contrato. O valor total do contrato será dividido pelo número de parcelas informado.
Intervalo: aqui você seleciona de que forma serão criadas as parcelas do contrato.
Entrada (R$): se o cliente houver dado uma entrada ou sinal, informe nesse campo.
Seção Informações de Vendedor/Comissão
Vendedor: informe o vendedor responsável pelo contrato.
Comissão Vendedor(%): informe aqui a alíquota(%) de comissão desse vendedor.
Comissão Vendedor Período/Duração (R$): caso o contrato seja mensal, esse campo armazenará o valor (R$) de comissão correspondente ao mês.
Comissão Vendedor Total (R$): esse campo será o resultado da multiplicação do campo Comissão Vendedor(%) x Valor Total (R$) e trará o total da comissão que o vendedor receberá referente ao contrato.
Observações: caso queira especificar algo, deixar um comentário ou ainda uma observação para o contrato preencha este campo.
Após preencher todos os campos, clique em Salvar.