Lançando comissões no financeiro

O lançamento das comissões no financeiro será realizado conforme a origem da venda.

Vendas via Pedidos e Orçamentos

Quando a venda for originada de um pedido ou orçamento, o lançamento da comissão poderá ser realizado de duas formas, conforme segue abaixo.

Quando você realizar a aprovação/faturamento do pedido, é automaticamente direcionado para a tela de lançamentos financeiros. Então você pode marcar a opção Lançar e Vincular Comissão do Vendedor com o Faturamento.

Com isso, o lançamento será criado conforme as mesmas parcelas e vencimentos das duplicatas que o cliente pagará. Além disso, quando a parcela do cliente for quitada, a parcela da comissão será automaticamente quitada também.

Caso você opte por não marcar a opção acima, você ainda terá outra opção para lançar a comissão do vendedor.
Para isso você deve entrar na venda desejada e clicar no botão branco Mais Ações. Então escolha a ação Lançar Comissão Vendedor.

Você será direcionado novamente a tela de lançamento financeiro para criar exclusivamente o lançamento de despesa da comissão. Você deve informar parcelas e vencimentos, se houver, no momento de criar o lançamento. Além disso, as informações entre despesa e receita não ficarão sincronizadas, então cada lançamento deve ser quitado separadamente.

Vendas via PDV

Quando a venda é originada pelo PDV, as informações são lançadas automaticamente no financeiro. O usuário não precisará realizar nenhuma ação adicional.

Filipe Elidio

Filipe Elidio é especialista em Gestão da Tecnologia da Informação, Gestor Comercial, especialista em educação e possui certificação Linux Essential. Com experiência de 14 anos no mercado de tecnologia, participou de diversos projetos.