Credenciadora – Taxas de cartão de crédito / débito

A credenciadora é um tipo de pessoa que você pode marcar na seção Papéis dentro do cadastro de nova pessoa. Este tipo de pessoa deve ser marcado quando você desejar controlar as transações em cartões e suas taxas. O cadastro da credenciadora é a empresa que lhe fornece as máquinas de cartão de crédito.

credenciadora

Quando você marcar este rótulo, também será obrigatório informar o campo de CNPJ. Então quando salvar abrirá a aba adicional Dados/Taxas Credenciadora.

taxas

Na aba de Dados/ Taxas Credenciadora, você irá cadastrar as porcentagens de taxa que devem ser lançadas como despesa no financeiro do sistema. Estas informações serão válidas apenas para os lançamentos de vendas originadas do PDV.

Para cadastrar as taxas que a credenciadora lhe cobra por venda, preencha os seguintes campos:

Banco de Lançamento: neste campo você irá indicar o banco no qual os lançamentos desta credenciadora ficaram vinculados.

Forma de pagamento: selecione a forma de pagamento que deve ser considerada para calcular a taxa. Ela deve ser previamente cadastrada no cadastro base e será ela que você selecionará na venda para informar como o cliente vai pagar.

Bandeira do Cartão: selecione qual a bandeira do cartão que deve ser considerada na respectiva taxa.

Taxa: informe, em porcentagem, qual é a taxa que a credenciadora cobra de sua empresa quando o pagamento ocorre na forma e bandeira de cartão selecionada anteriormente.

Opção de Desconto: neste campo você deve escolher como a taxa, ou a despesa, será lançada no seu fluxo. As duas opções disponíveis são:
– Gerar despesa vinculada à venda: selecionando esta opção, o sistema criará dois lançamentos no financeiro, um para a venda (receita) e outro para o valor da taxa (despesa).

– Descontar venda: nesta opção, o sistema criará somente o lançamento de receita, já descontada a taxa no valor total. Ou seja, o lançamento não será do valor total da venda, mas sim deste total menos a taxa da credenciadora.

Plano de Contas: neste campo você irá informar o Plano de Contas com o qual os lançamentos desta credenciadora estarão vinculados.

Depois de preenchidos estes campos, clique no ícone verde Adicionar. Você pode adicionar quantas taxas forem necessárias para controlar corretamente suas vendas via cartão.

Após adicionar todas as taxas, clique em Salvar no canto superior, para confirmar o cadastro da credenciadora.

Filipe Elidio

Filipe Elidio é especialista em Gestão da Tecnologia da Informação, Gestor Comercial, especialista em educação e possui certificação Linux Essential. Com experiência de 14 anos no mercado de tecnologia, participou de diversos projetos.