Composição / Kit

Além de produtos simples, você também pode cadastrar produtos compostos e/ou kits dentro do sistema. Isso será feito no cadastro do produto, utilizando a aba Composição.

Na aba de Composição poderão ser definidas as matérias primas que fazem parte da composição do produto que você fabrica, ou então cadastrados os kits vendidos por sua empresa.

Para isso, você deve selecionar o depósito de onde o produto da composição irá sair quando o produto for fabricado ou vendido. Depois, no campo Produto, procure a matéria-prima, selecione a mesma e clique em Adicionar Item.
Depois de adicionar o item, você poderá informar os seguintes campos:
Consumo/Quantidade: informe a quantidade de matéria prima que será necessária para produzir o item ou para formar o kit.
Outros Custos: informe o valor adicional de despesa com o item, se necessário.
Observação: adicione alguma observação para o item, se houver.

Além disso, você terá outros dois campos em forma de checkbox que irão interferir no cadastro deste produto. São eles:
Kit de Produtos: caso você esteja cadastrando um kit, marque esta opção. Então, quando você adicionar o kit em uma venda, será apresentada a composição do kit e não o próprio kit para alteração de quantidade e/ou preços. Caso seja um produto acabado que você fabrica, deixe esta opção desmarcada, e então será vendido o produto acabado e não sua composição.
Incidir no Custo: marque esta opção caso você deseje que o valor de custo do produto acabado seja calculado a partir da soma dos custos da composição informada. Neste caso, o campo Preço de Custo da aba Dados ficará bloqueado para edição, sendo ele a soma da sua composição. Está função será utilizada somente na composição de produtos acabados.

 

 

Filipe Elidio

Filipe Elidio é especialista em Gestão da Tecnologia da Informação, Gestor Comercial, especialista em educação e possui certificação Linux Essential. Com experiência de 14 anos no mercado de tecnologia, participou de diversos projetos.