5º Passo – Estoque Produtos e Serviços

Cadastrando produtos e serviços no sistema

É importante entender o cadastro de produtos, pois é a partir dele que você vai controlar o estoque, trabalhar com preços, definir comissões dos vendedores e definir as informações fiscais para que na nota fiscal esteja tudo correto.
Para cadastrar um novo produto ou um novo serviço acesse:
Menu Estoque – Submenu Novo Produto

Para que o produto seja cadastrado corretamente, será necessário que você preencha corretamente todas as abas disponíveis. Veja abaixo um pouco mais sobre cada aba e as informações constantes nelas.
Lembre-se que somente os campos em vermelho são obrigatórios. Os campos destacados em azul são de preenchimento opcional.

Aba Dados

Nesta aba você terá alguns dados básicos para cadastro, conforme segue abaixo:
Nome do Produto: informe o nome do novo produto ou serviço que esta sendo cadastrado. Este nome é único, portanto o sistema não cadastrará nomes de produtos repetidos.
Preço Custo (R$): informe o valor que foi pago na aquisição do produto.
(MVA) Lucro R$: informe a margem de lucro em reais desejada sobre o produto.
(MVA) Lucro %: informe o lucro em porcentagem que você deseja receber sobre o produto.
Preço Venda (R$): o preço de vendas será calculado automaticamente a partir do preço de custo mais a margem de lucro desejada.
Código do Sistema: este código será gerado automaticamente pelo sistema para controle do produto.
Código do Produto: você poderá informar um código para o produto ou serviço, para que você localize-o mais facilmente nas outras telas do sistema. Este código é único, ou seja, você não poderá cadastrar dois ou mais produtos com o mesmo código.
Código no Fornecedor: digite o código que o fornecedor utiliza para controlar este produto.
Categoria: selecione a categoria em que se enquadra o novo produto ou serviço cadastrado.
Tipo/Gênero: selecione qual o tipo ou gênero do produto. Será este campo que irá definir se o produto é Mercadoria para Revenda, Matéria-Prima, ou Serviço. Caso seja escolhida a opção de serviço, automaticamente as definições de estoque são ignoradas.
Fornecedor: informe a empresa responsável por fornecer o produto ou serviço para a sua empresa.
Marca: selecione a marca do produto, se houver.
Ocultar nas Vendas: se você marcar esta opção, o produto ou serviço será ocultado na tela de vendas, ou seja, você não conseguirá vender este item. Esta opção pode ser utilizada em produtos com vendas sazonais ou produtos que saíram de fabricação.
Visível no Catalogo: Se marcada essa opção, seu produto ou serviço estará visível no catálogo de produtos.

Depois desses dados iniciais, você terá outras seções para preenchimento. Você verá um pouco mais de cada uma abaixo.

Seção Estoque

Estoque para Compra: essa informação será usada pelo sistema para cálculos de previsão de compra de de seus produtos, de acordo com a média de entradas e saídas do mesmo.
Unidade de Estoque: selecione a unidade de estoque em que este produto será controlado no estoque. Exemplo: unidade, pacote, quilo, metro, etc.
Número de Série: informe o número de série único para os produtos, se todas as unidades tiverem o mesmo número de série.
Prateleira: informe a localização física do produto no depósito, conforme a prateleira.
Peso (KG): informe o peso do produto em quilo.
Tamanho/Dimensões: selecione o tamanho do produto, conforme pré-cadastrado no submenu Tamanhos.
Estoque de risco: defina qual a quantidade de risco para este produto no estoque. Ou seja, o sistema notificará quando será necessário realizar uma nova compra do produto, no relatório de estoque de risco.
Grade: selecione qual a grade do novo produto, se houver. O controle por grade irá permitir selecionar cada atributo do produto no momento de realizar uma movimentação no estoque.

Não emitir alertas e permitir vendas com estoque negativo: marque esta opção se você não deseja controlar o estoque deste item, e o mesmo poderá ser vendido com estoque negativo.

Cada unidade do produto possui um número de série: marque esta opção se cada unidade do produto que será vendido terá um número de série específico. Com isso, em cada movimentação do estoque será necessário informar qual o número de série que será movimentado.

Produto Controlado por Lote: marque essa opção caso seu produto seja controlado por lote.
Código de Barras: neste ícone será exibida uma imagem do código de barras do produto, após o mesmo ser salvo.

Custos e Precificação

Frete pago na Compra (%): informe a porcentagem de frete pago na compra do produto.
Despesas Operacionais (%): informe a porcentagem de despesas incidentes sobre o produto. Este campo é apenas informativo.
Seguro pago na Compra (%): informe a porcentagem de seguro pago na compra do produto.
Comissão Vendedor (R$): informe o valor de comissão que o vendedor receberá ao vender este produto.
IPI (%): informe a porcentagem de IPI pago na compra do produto.
Comissão Vendedor (%): informe a porcentagem de comissão que o vendedor receberá ao vender este produto.
Preço Mínimo Para Venda: defina um valor mínimo para a venda deste produto. Com este campo informado, o sistema não deixará que o produto seja vendido por um preço abaixo do mínimo. O campo preenchido com o valor 0 (zero) informa que não há valor mínimo.
ICMS (%): informe a porcentagem de ICMS pago na compra do produto.
Comissão Representação (%): informe a porcentagem de comissão que o representante receberá ao vender este produto.
Observações: Neste campo você pode colocar maiores informações referentes ao produto, como especificações técnicas. Este campo servirá para consulta para os vendedores, para integrantes da empresa e até para os novos colaboradores. Além disso, estas informações poderão aparecer na venda impressa pelo sistema, para que o cliente tenha maiores detalhes sobre o produto.

Seção Campos Personalizados

Nesta seção aparecerão os campos personalizados que você tiver cadastrado previamente. Você preencherá cada campo conforme sua necessidade

Aba Depósitos

Na aba Depósitos você poderá consultar as quantidades do produto em cada depósito cadastrado.

Além disso você também poderá definir duas informações diferenciadas por depósito, que são:
Limite de Venda por Cliente: defina um limite de compra por cliente, em vendas realizadas no depósito que questão.
Estoque Mínimo: defina um estoque mínimo para o depósito. Assim, o sistema bloqueara vendas que coloquem a quantidade de produtos no estoque abaixo do mínimo definido.

Aba Fiscal

Na aba Fiscal você irá definir as configurações dos produtos, que serão necessárias para faturar as vendas deste produto.
Grupo Tributário: selecione o grupo tributário dos itens. Esta informações deverá ter sido criada anteriormente no menu fiscal, e fará a ligação entre o produto e as Operações Fiscais.
CFOP Padrão: selecione um código de CFOP padrão para o item. Para que você selecionar, a CFOP já teve ter sido anteriormente informada em alguma Operações Fiscais (Menu Fiscal – Submenu Operações Fiscais).
Código NCM: informe o NCM do produto, com 8 dígitos e somente números. Esta informação será utilizada na nota fiscal para calcular o valor aproximado de tributos conforme a Lei da Transparência Fiscal.
Código CEST: informe o Código Especificador da Substituição Tributária, que é um código de 7 dígitos numéricos, que irá uniformizar e identificar as mercadorias em que incidem a Substituição Tributária e antecipação de ICMS.
EAN – Código de Barras: Informe o código de barras GTIN (antigo código EAN) do produto que esta sendo cadastrado. Se você informar um código EAN não válido, o mesmo não será considerado na emissão da NF-e.
Unidade Comercial: informe a unidade comercial em que o produto será comercializado.
Origem da Mercadoria: selecione a origem da mercadoria que esta sendo cadastrada.
Situação Tributária IPI: selecione a situação do IPI para o produto que esta sendo cadastrado. Se você selecionar uma situação que exige uma alíquota do imposto, abrirá outro campo para esta informação.
EX TIPI: código da regra de excessão da TIPI (Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados) . Ao utilizar a regra de esceção o item informado constará uma tributação da alíquota do IPI diferencida para o grupo de NCM a qual pertence.
EAN Unidade Tributável: Informe o código de barras GTIN (antigo código EAN) do produto tributável, ou seja, a unidade que é utilizada para calcular o ICMS de Substituição Tributária.
Unidade Tributável: informe em que unidade a mercadoria será tributada.

Aba Composição

Na aba de Composição poderão ser definidas as matérias primas que fazem parte da composição do produto que você fabrica, ou então cadastrados os kits vendidos por sua empresa.

Para isso, selecione o deposito de onde o produto da composição irá sair quando o produto for fabricado ou quando o kit for vendido. Depois, no campo Produto, procure a matéria-prima, selecione a mesma e clique em Adicionar Item.

Depois de adicionar o item, você poderá informar os seguintes campos:
Consumo: informe a quantidade de matéria prima que será necessária para produzir o item.
Outros Custos: informe o valor adicional de despesa com o item, se necessário.
Observação: adicione alguma observação para o item, se houver.

Além disso, você terá outros dois campos em forma de checkbox que irão interferir no cadastro deste produto. São eles:
Kit de Produtos: caso você esteja cadastrando um kit, marque esta opção. Então, quando você adicionar o kit em uma venda, será apresentada a composição do kit e não o próprio kit para alteração de quantidade e/ou preços. Caso seja um produto acabado que você fabrica, deixe esta opção desmarcada, e então será vendido o produto acabado e não sua composição.
Incidir no Custo: marque esta opção caso você deseje que o valor de custo do produto acabado ou kit, seja calculado a partir da soma dos custos da composição informada. Neste caso, o campo Preço de Custo da aba Dados ficará bloqueado para edição, sendo ele a soma da sua composição.

Aba Qualidade

A aba de Qualidade / Check List permitirá o cadastro dos itens que deverão ser avaliados nos produtos que serão produzidos pela empresa.

Para gerar a ficha de qualidade do item, deverão ser preenchidos os seguintes campos:
Nível Complexidade: selecione o nível de complexidade para executar a ação necessária para a produção do produto.
Nível Prioridade: selecione o nível de prioridade da tarefa.
Descrição: faça a descrição d tarefa que precisa ser realizada para ser fabricado o item.
Ordenação: informe a ordem em que os requisitos vão ser analisados.
Após preencher todos os dados, clique em Adicionar. Você poderá adicionar quantas tarefas forem precisas para garantir a qualidade do item.

Após preenchidos todos os campos, você pode clicar na opção de Salvar, que será o botão verde no canto superior da tela.

Você verá que mais duas abas foram liberadas no cadastro do produto, que são as abas abaixo.

Aba Fotos

Na aba Fotos do Produto você poderá adicionar as fotos dos seus produtos. Para adicionar, clique na opção “Escolher arquivo” e localize a foto dentro do seu computador.

Aba Arquivos Anexos

Utilizando a aba Arquivos Anexos você poderá anexar arquivos relacionados ao novo produto que está sendo cadastrado, para consultar no momento que for necessário.

Depois de preencher todos os campos, clique em Salvar, no canto superior.

Você será direcionado então a tela de listagem de produtos e serviços, onde poderá editar ou excluir algum item.

Filipe Elidio

Filipe Elidio é especialista em Gestão da Tecnologia da Informação, Gestor Comercial, especialista em educação e possui certificação Linux Essential. Com experiência de 14 anos no mercado de tecnologia, participou de diversos projetos.