Ordens de serviço avulsa

O cadastro de ordens de serviço avulsas é utilizado apenas para controle interno de sua empresa, não gerando financeiro nem documentos fiscais. Para criar novas OS Avulsas acesse:

Menu Prestação de Serviço – Submenu Nova OS Avulsa

Você terá três seções para preenchimento. Acompanhe abaixo o que preencher em cada uma.

A primeira seção refere-se aos Dados da OS, e você deverá preencher os seguintes campos:
Cliente: selecione para qual cliente o serviço foi realizado. Ele deve estar previamente cadastrado no Cadastro Base de Pessoas.
Empresa: selecione a sua empresa que prestou o serviço.
Código: informe um código para a identificação da OS Avulsa. Se você não informar este campo, ela será gerado automaticamente conforme a sequencia das demais OS avulsas cadastradas.
Contato: selecione o contato do cliente, entre as opções cadastradas no cadastro base da pessoa.
E-mail destinatário: você terá três campos para informar o e-mail do seu cliente.
Status: selecione em qual status se encontra a OS avulsa.

E os Serviços que serão executados.
Neste local você adicionará todos os serviços que serão prestados por sua empresa.
No campo Localizar Serviço você buscará o serviço desejado pelo código ou nome. Após selecionar o serviço em questão, clique em Adicionar Item. Depois que o serviço for adicionado, você pode alterar a quantidade, o valor unitário e descontos, se houver.
Adicione todos os serviços necessários para que o registro da OS Avulsa seja realizado corretamente. Lembre-se que não será possível incluir produtos, apenas serviços.

Dados da Ordem de Serviço

Data Abertura: selecione no calendário a data em que foi aberta a ordem de serviço.
Técnico: informe o técnico responsável, previamente cadastrado no Cadastro Base de Pessoas.
Contrato: informe o número do contrato, se houver algum vinculado a esta OS.
Data visita: neste campo você informará a data e hora que você agendou uma visita com o cliente. Caso este agendamento não seja necessário, deixe este campo em branco.
Início da intervenção técnica: informe a data de inicio do trabalho técnico neste serviço.
Fim da intervenção técnica: selecione a data em que o técnico finalizou a ordem de serviço.
Problema: neste campo de texto livre você deverá relatar qual o problema identificado e que deve ser resolvido com o serviço a ser efetuado.
Laudo Técnico Geral: neste campo você informará um laudo do técnico geral para o problema relatado e resolvido na OS.
Outros laudos: nesta seção você pode adicionar outros laudos secundários sobre o problema e a solução, além de informar qual o técnico responsável pelo laudo. Não se esqueça de clicar em Adicionar Laudo para que ele seja criado.

Informações dos equipamentos

Nesta seção você adicionará em qual equipamento o serviço foi realizado, ou os equipamentos da empresa que foram utilizados para a realização do serviço.
Código: informe um código para identificação do equipamento.
Nome: preencha o nome do equipamento, para que ele possa ser facilmente identificado.
Modelo: informe qual o modelo do equipamento em questão.
Observação: adicione alguma observação referente ao equipamento, se houver.
Fabricante: informe qual o fabricante do equipamento.
Após preencher todos os campos, clique em Adicionar Equipamento.

Cadastro de Veículos

Caso o serviço que sua presta seja de manutenção automotiva, nesta seção você adicionará as informações do veículo em que o serviço foi efetuado.
Modelo: informe qual o modelo do veículo em que o serviço foi realizado.
Placa: preencha a placa do veículo, com três letras e quatro números, sem informar símbolos ou espaços.
N° Série: digite o número de série do veículo, sem informar símbolos ou espaços.
Chassi: informe o número de chassi do veículo, para posterior consulta se necessário.
Após preenchidos os dados, clique em Adicionar Veículo.

A última seção refere-se ao Endereço onde o serviço será executado.
Nesta aba você preencherá o endereço onde será executada a ordem de serviço. Você pode preencher o CEP, e então os demais campos serão preenchidos conforme as informações do correio. Caso algum campo esteja incorreto ou não tenha sido preenchido, informe-o conforme as orientações do seu cliente.

Após preencher todos os dados, clique no ícone verde Salvar ao canto da tela.

Após salvar a ordem de serviço avulsa, você será direcionado a tela de listagem de ordens de serviço avulsas.

Esta tela também pode ser acessada pelo caminho:

Menu Prestação de Serviço – Submenu Consulta OS Avulsa

Filipe Elidio

Filipe Elidio é especialista em Gestão da Tecnologia da Informação, Gestor Comercial, especialista em educação e possui certificação Linux Essential. Com experiência de 14 anos no mercado de tecnologia, participou de diversos projetos.