Para que seus clientes recebam os e-mails do seu próprio servidor de e-mails, você precisa configurar um servidor de e-mails personalizado no sistema.
- Vá no Menu > Cadastro Base > Empresas, e selecione a empresa que você quer configurar o servidor de e-mails. Clique duas vezes no nome da empresa para editá-la.
- Nesta tela, clique na aba Servidor de E-mails e marque a opção Personalizar Servidor de emails.
- Novas opções e campos irão aparecer para preenchimento.
- Selecione o tipo de servidor de e-mails que você deseja configurar. Se o servidor de e-mails que você utiliza for Gmail (incluindo Google Apps/Business com seu domínio) ou Hotmail, selecione a opção correspondente no campo Provedor de E-mail.
- Se você utiliza um servidor de e-mails POP/IMAP, como Locaweb, Hostgator, de hospedagem de sites ou outros provedores, selecione a opção Outros.
- Preencha as informações do seu provedor de e-mails nos campos disponíveis:
- Utilizar protocolo SSL: Se seu provedor utiliza protocolos de criptografia no acesso ao e-mail.
- Endereço do servidor: Endereço do servidor de saída do seu provedor de e-mails. Normalmente é algo parecido com “smtp.seudominio.com.br“, ou “mail.seudominio.com.br“.
- Porta: A porta utilizada pelo seu provedor para o envio dos e-mails. Esta informação sempre está junto com as outras informações de configuração do seu provedor de e-mails.
- Usuário: neste campo você colocará o usuário do e-mail que irá ser utilizado para enviar os e-mails. Geralmente é o próprio endereço de e-mail.
- Senha: coloque a senha que você utiliza para acessar este e-mail.
- Depois de configurar, você deve clicar no botão “Enviar E-mail de Teste“.
- Irá abrir uma pequena janela para você colocar o e-mail que deseja enviar o e-mail de teste. Preencha o campo e clique em Enviar.
Pronto! Agora basta Salvar a configuração e você estará enviando e-mails com seu próprio servidor de e-mails.
Atenção usuários do GMAIL: Os usuários do Gmail necessitam liberar a permissão de acesso do ERP ao servidor de e-mails do Google. Para isso, clique no link que aparece abaixo dos campos de configuração e, já logado com sua conta Google que irá utilizar para o envio dos e-mails, marque a opção “Permitir aplicativos menos seguros“.
Se mesmo assim, não conseguir concluir a configuração, pode ser necessário permitir o uso de aplicativos sem código Captcha.