Um dos desafios de todo empresário na gestão do negócio é a formação do preço de venda do produto ou serviço. Neste artigo vamos aprender como calcular o preço de venda de um produto do jeito certo.
Não é nosso objetivo neste artigo, falar sobre ponto de equilíbrio, margem de contribuição e outros temas. Basta fazer uma busca pelo Sebrae que você irá encontrar muito conteúdo teórico e prático sobre gestão de custos.
O objetivo é fazer um cálculo simples e correto, vejo muitos empresários fazendo o cálculo errado quando estamos implementando um sistema de ERP em sua empresa.
Vamos lá?
Iremos criar um exemplo na prática simples e objetivo. Primeiro passo na formação do preço de venda de um produto é conhecer 100% o custo dele, e isso não é apenas saber o preço de custo unitário do produto. Além do preço você possui os impostos que incidem quando você comercializa o seu produto, taxas das operadoras de cartão e comissão ao vendedor caso sua empresa possui essa forma de rendimento para o seu colaborador.
Se sua empresa pertence ao regime do Simples Nacional e de acordo com o seu faturamento anual existe uma porcentagem fixa de imposto. Por exemplo, vamos supor que sua empresa pague 5% de imposto em cima das vendas mensais. A operadora de cartão cobre 5% sob as vendas efetuadas em sua maquineta e que você pague 2% de comissão ao seu vendedor.
Veja que neste exemplo além do preço de custo do produto, mais o frete você já possui 12% de despesa fixa em cima de cada produto. Além de todas essas despesas, sua empresa ainda precisa pagar muitas outras durante o mês e ainda ter sua margem de lucro líquido em cima de cada venda.
Então podemos perceber que se você efetuar o cálculo errado do seu preço de venda, você poderá estar perdendo dinheiro e achando que está ganhando. Veja o exemplo abaixo, muitos empresários utilizam dessa forma.
Exemplo 1
Preço de Custo do Produto com Frete: R$ 100,00
Margem de Lucro: 50%
Preço de Venda ao Consumidor: R$ 150,00
Simples assim, certo?
Se simplesmente você faz este cálculo, você está errado.
Você pode me perguntar, mas e no meu caso que compro por R$ 100,00 e vendo por R$ 200,00? Estou ganhando 100%.
Não é verdade.
Como disse este artigo, é diferente. Mais uma vez quero deixar claro, não vou entrar em toda a teoria de como precificar o seu produto e sim mostrar um cálculo na prática que baseado em toda a teoria estudada, você fará o cálculo matemático da maneira correta.
Como calcular o preço de venda de um produto
Exemplo 2
Conforme comentado acima, vamos pegar os valores mencionados das despesas de nosso texto.
Preço de Custo do Produto mais Frete: R$ 100,00
Impostos: 5%
Taxa operadora de cartão: 5%
Comissão vendedor: 2%
Total: 12%
Como exemplo vamos supor que iremos trabalhar com 30% de margem de lucro.
Então no caso, teremos que colocar 42% de margem em cima do preço de custo, certo? Ficaria assim:
Preço de venda = Preço de Custo + 42%
Preço de venda= R$ 142,00
Infelizmente, a grande maioria dos empresários utilizam deste cálculo. Mas, isto não está certo.
Imagine, que o seu produto não deu certo e que você fará uma promoção de 42% de desconto, ou seja, se você der 42% de desconto estará vendendo a preço de custo. Vamos ao cálculo.
Preço com desconto = R$ 142,00 – 42%
Preço com desconto = R$ 85,20
Percebeu?
O preço que você está vendendo está abaixo dos R$ 100,00 do custo. Vamos aprender o cálculo correto.
Calculando do jeito certo.
Preço de Custo do Produto mais Frete: R$ 100,00
Impostos: 5%
Taxa operadora de cartão: 5%
Comissão vendedor: 2%
Total: 12%
Como exemplo vamos supor que iremos trabalhar com 30% de margem de lucro.
Total: 42%
Então primeiro passo achar o fator de divisão.
Fator divisão = 100% -42%
Fator divisão = 58%
Fator divisão = 58/100
Fator Divisão = 0,58
Agora vamos ver o preço de venda
Preço de venda = Preço de custo / Fator Divisão
Preço de venda = 100,00 / 0,58
Preço de venda = 172,41
Viu a diferença?
Para uma margem de 42% em cima de um custo de 100,00 você deverá vender por 172,41.
Pra facilitar ainda mais, basta seguir esta tabela abaixo. Pegue o seu preço de custo e faça a divisão pelo fator.
Margem de Lucro | Fator |
10% | 0,90 |
20% | 0,80 |
30% | 0,70 |
40% | 0,60 |
50% | 0,50 |
Esperamos ter ajudado você empresário a rever como você faz o cálculo do preço de venda.
Grande Abraço, equipe C&G Automação Comercial.